terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial da Poupança (31 de Outubro)


JI/Escola do 1º CEB de Ventosa do Bairro
Alerta as populações de todo o mundo para a importância de aprender a poupar.

Objetivo do PAA (Plano Anual de Atividades) - Promover uma cidadania responsável: na família, na escola, na comunidade.

Sabia que o Dia Mundial da Poupança foi celebrado pela primeira vez a 31 de Outubro de 1925?   A iniciativa foi realizada pelos principais bancos europeus com o intuito de promover os benefícios das poupanças ao longo da vida. No entanto, o dia 31 de Outubro apenas foi oficialmente declarado, como Dia Mundial da Poupança, em 1998.

De modo a incentivar a poupança, os bancos de todo o mundo criaram símbolos especiais sob a forma de mascote, para promover a poupança junto dos seus clientes mais jovens. Mas o símbolo da poupança mais comum em todo o mundo é o porquinho mealheiro. Em países como Portugal, Alemanha ou a China, o porquinho mealheiro é oferecido às crianças como forma de incentivar à poupança. A razão por que se optou por escolher um porquinho como ícone da poupança é desconhecida. No entanto, existe uma crença de que as moedas depositadas no mealheiro são uma comparação ao ato do agricultor alimentar os porquinhos nas quintas. Os símbolos da poupança podem ser diferentes de país para país, mas a mensagem que veiculam é a mesma: há que poupar para garantir um futuro melhor.

A poupança não envolve só adultos, é importante desde cedo inculcar nas crianças princípios ligados ao dinheiro. Vejam estes artigos que nos ajudam nesse sentido:

"...Por muito difícil que possa parecer dizer “não” a alguns pedidos por vezes é mesmo necessário. Dar dinheiro aos filhos sempre que estes pedem ou comprar tudo aquilo que querem é um mau ensinamento. É importante que demonstre que o dinheiro é um bem escasso, custa a ganhar, e, por isso, deve ser utilizado com conta peso e medida. É necessário explicar que cada euro tem de ser ganho a trabalhar e que é preciso poupar para conseguir comprar algumas das coisas que eles querem.

Comece por explicar de onde vem o dinheiro. Explique que tem de ir trabalhar para ganhar dinheiro. Procure também ensiná-lo a distinguir o que compramos porque “queremos” daquelas coisas que compramos porque “precisamos”.

A semanada ou mesada é a melhor maneira de os ensinar a poupar e perceber a importância de gerir bem o dinheiro. Não interfira nas escolhas do seu filho e se ele ficar sem dinheiro não lhe dê mais. Da próxima vez ele já será mais cuidadoso nos gastos que fizer. Pode começar a dar uma semanada ou mesada desde cedo com valores adequados…”


O mealheiro continua a ser um clássico e é sempre uma boa maneira de os ensinar a poupar. No fundo, é o primeiro banco das crianças.



Com este Dia Mundial da Poupança,  pretende-se sobretudo relembrar:

  • Que também é necessário pensar a longo prazo, 
  • E que também é necessário deferir, planear, conceber o futuro.


Deste modo, e de acordo com o PAA, as crianças foram incentivadas a guardar no mealheiro “novo” umas poupanças (de acordo com as possibilidades de cada uma).











Sem comentários:

Enviar um comentário